Sobre o GEASC

Update:23 Dez. 20019

O Grupo de Eventos Astronômicos de São Cristóvão (GEASC) começou a ser lapidado durante a Semana Mundial do Espaço de 2016, que ocorreu de 04 a 10 de Outubro, quando as – até então – futuras fundadoras do grupo Krísia Guimarães e Thainá Sabino se uniram espontaneamente para executar o primeiro evento, intitulado “Observação no Eduardo Gomes”, no dia 08 de Outubro de 2016, que consistiu em levar um telescópio em praça pública e convidar os moradores da região para observar o céu pela primeira vez, explicando conceitos de astronomia de forma simplificada e lúdica, buscando esclarecer os questionamentos da população.

Realização do primeiro evento, intitulado “Observação no Eduardo Gomes”, no dia 08 de Outubro de 2016, por Krísia Guimarães e Thainá Sabino, embrião que deu origem ao GEASC posteriormente.

Com o incrível retorno positivo, decidiram que continuariam a executar tais atividades de forma periódica a partir do ano consecutivo. E assim, em 7 de Janeiro de 2017, nasceu oficialmente o GEASC com a realização do segundo evento intitulado “II Observação no Eduardo Gomes” e primeira observação do grupo.

Logotipo oficial do GEASC.
Observação inaugural do GEASC, no evento intitulado “II Observação no Eduardo Gomes” , realizado em 07 de Janeiro de 2017.

Desde então, o grupo tem trabalhado bastante para levar a astronomia para cada vez mais pessoas, e cada vez visitando localidades mais distantes.

Em 2019, o GEASC passou a colaborar com a Universidade Federal de Sergipe, através do projeto de extensão do Prof. Dr. Sergio Scarano Jr., intitulado Construção dos planetas em escala utilizando superfícies realistas como método para o Ensino Interdisciplinar de Astronomia. Neste mesmo ano, o Grupo de Eventos Astronômicos de São Cristóvão (GEASC), de São Cristóvão/SE, foi premiado na XLIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que ocorreu na semana de 9 a 12 de setembro de 2019, em São Paulo. Durante a Reunião a membro fundadora do GEASC, Krísia Guimarães, teve a oportunidade de apresentar as réplicas dos planetas em escala utilizadas nos eventos de observações do grupo, além de apresentar o GEASC e todo o trabalho e frutos à toda a sociedade astronômica nacional. O trabalho foi reconhecido como um dos 8 melhores trabalhos presentes na reunião, recebendo menção honrosa e uma apresentação oral no encerramento do evento

Apresentação de poster de Krísia Guimarães, membro fundadora do grupo GEASC, durante a XLIII Reunião da SAB de 2019.
Apresentação oral de Krísia Guimarães, membro fundadora do grupo GEASC, durante a XLIII Reunião da SAB no encerramento do evento.

Informações e contato:

Site: www.geasc.ong.br

Instagram: https://www.instagram.com/geasc.se/

Facebook: https://www.facebook.com/facegeasc

______________________________________________________________________

Texto: MAS; Reproduzido da página do GEASC.

Fontes:   Redes sociais do GEASC. Disponível em : Facebook, Instragam, acesso 03 Out. 2019. (Conteúdo arquivado no Wayback Machine em 03/10/2019: https://web.archive.org/web/20191003045242/https://www.facebook.com/facegeasc/posts/925876584444159).

Página do GEASC. Sobre o GEASC. Disponível em: https://geasc.000webhostapp.com/?i=about , acesso 03 Out. 2019. (Conteúdo arquivado no Wayback Machine em 03/10/2019: http://web.archive.org/web/20191004003013/https://geasc.000webhostapp.com/?i=about).

O GEASC teve trabalho premiado na XLIII Reunião da SAB de 2019. MAS. Disponível em: https://memoriasdaastronomiaemsergipe.wordpress.com/category/outros/geasc-outros/ , acesso 23 Dez. 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s